Como passar as férias?
Se gosta de:
- pagar caro por hotéis;
- passar as férias com o seu vizinho ou com pessoas com quem esteve o ano inteiro;
- ver o país apenas através das fotografias que tirou;
- queixar-se que os locais não entendem o que diz;
- “fazer a europa” em uma semana;
Mas se gosta de:
- pagar pouco ou nada por acomodações;
- conhecer novas pessoas interessantes, que o aceitarão em suas casas;
- ver lugares, que somente os locais conhecem;
- evitar problemas linguísticos em outros países;
- não ter pressa em conhecer sobre o país e o seu povo;
O que é o “Pasporta Servo”?
O Pasporta Servo é um serviço de hospedagem, composto por anfitriões em mais de 100 países ao redor do mundo. Para participar desta rede como hóspede, é só criar um perfil como hóspede no site e utilizar o serviço. Cada anfitrião especifica algumas condições, por exemplo, o número de hóspedes ou de dias, ou a antecedência que tem que os notificar. Os anfitriões não lhe cobram nada, muitos até oferecem refeições, mas se vier durante uma semana com quatro pessoas, alguns podem pedir uma pequena contribuição.
Importante: o Pasporta Servo nunca pode ser utilizado para outros fins, tais como pedidos de ajuda, correspondência, cartas-convite para um visto, etc.
Parece muito bom para ser verdade! Qual é o truque?
Bem, tem uma condição importante. Voce precisa aprender esperanto. O formulário de inscrição é em esperanto, a lista de endereço é em esperanto, e todos os anfitriões falam esperanto. Mas espere! Não é tão ruim como parece. Esperanto é uma língua fácil. Uma gramática fácil, sem exceções, palavras fáceis de reconhecer, tudo o que sempre sonhou em uma língua. Você pode aprende-la em 6 meses. Se você for excepcional, 1 mês é suficiente para uma conversa básica.